sábado, 25 de abril de 2015

A Constelação de Touro (Taurus)

Sendo uma das doze constelações do Zodíaco, a constelação de Touro é uma das mais facilmente identificáveis no céu. Localizada na zona equatorial, a noroeste de Orion, Touro contém dois dos maiores grupos visíveis no espaço celeste: As Plêiades (conhecidas também como as "sete irmãs") e as Híades. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Tauri.
           
            A melhor época do ano para observar esta constelação é o verão, pois é quando ela mais se destaca no céu, nascendo a leste por volta de 18 horas e estando visível praticamente a noite toda.
Mitologia
            Desde a época dos caldeus, há cinco mil anos, que esta constelação tem sido considerada como um Touro. Os Touros foram, desde a antiguidade até hoje, objeto de culto e de adoração como símbolos de força e de fertilidade, sendo constante a sua presença em lendas e representações. Na época clássica, os gregos acreditavam que a constelação de Zeus era um Touro disfarçado.
            Segundo a mitologia grega, há muito tempo atrás, havia no reino de Tiro, um rei, Agenor, cuja filha era muito bela. Seu nome era Europa e Zeus, o deus grego e senhor do Olimpo, se apaixonou perdidamente por sua beleza. Movido por essa paixão, ele decidiu utilizar seu poder de metamorfose para se transformar em algum ser ou coisa. Por alguma razão, Zeus jamais aparecia diante das suas eleitas na sua forma pessoal, preferindo assumir sempre outra aparência qualquer. Assim, transformou-se num grande Touro branco, como a neve.
            Então um dia, em uma das praias de Tiro, onde um grupo de moças se divertia, entre elas, Europa, o touro branco (Zeus, em uma de suas metamorfoses) aparece e abala a calma das jovens, assustando-as. De todas as moças a única que não foge é Europa, que se aproxima do touro e acaricia o pêlo branco do animal, subindo então para o seu dorso  e enfeitando seus chifres com flores. Quando as moças ganham confiança e se aproximam, o touro se levanta em um salto e foge em direção ao mar, a galope sobre as ondas, com Europa.

            Nadaram até à ilha de Creta, onde Zeus retornou a sua forma divina  e fez de Europa sua amante. Ao longo do tempo tiveram três filhos, um deles, Minos, que seria mais tarde o rei de Creta. Na constelação só se vêem os quartos dianteiros do touro, como se ele estivesse a sair das ondas.
Objetos do céu
A constelação de Touro é formada pelos seguintes objetos estelares:


·        As Plêiades (M45)
           
            Na mitologia grega, as Plêiades são as sete irmãs, filhas de Pleione e Atlas que foram perseguidas por Órion, um gigante caçador que estava encantado com a beleza das moças. Para escapar da constante perseguição, as irmãs recorreram aos deuses, que as transformaram em sete estrelas. Seus nomes eram: Maia, Electra, Taígeta, Astérope, Mérope, Alcíone e Celeno.
           
            Atualmente formam o grupo de estrelas mais famoso, que dá forma ao quadril do Touro. Numa noite escura podem ver-se pelo menos seis das estrelas das Plêiades a olho nú. Em boas condições podem contemplar-se nove. Este grupo tem mais de quinhentas estrelas e estão a cerca de 410 anos-luz, cobrindo uma área cerca de quatro vezes superior à da Lua. 
   
·        As Híades
           
            Na mitologia grega, as Híades eram filhas de Atlas e Etera, e, portanto irmãs das Plêiades pelo lado paterno. Os antigos acreditavam que o nascer e o pôr helíaco das Híades estavam associados às chuvas. A palavra Híades significa literalmente água ou chuva.

            Tal como as Plêiades, é um grupo aberto, a diferença é que encontra-se mais próximo da Terra,  a 150 anos-luz. Essa proximidade torna possível a visão a olho nú da separação entre as suas estrelas. As componentes das Híades têm um formato em "V" simbolizando a cabeça do Touro com a estrela Aldebarã representando um olho.

·        Aldebarã ou Aldebaran
         A estrela Aldebarã (ou também alfa Tauri) é a estrela mais brilhante da constelação de touro e está localizada a sessenta anos-luz de distância da Terra. É conhecida popularmente como o olho do touro, pois sua localização na imagem, sugerida para a constelação, ocupa a posição que seria o olho esquerdo do animal mítico.






fontes: http://www.observatorio.ufmg.br/dicas10.htm
http://www.explicatorium.com/Constelacoes/Constelacoes-Touro.php
http://www.infoescola.com/mitologia-grega/zeus/
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93rion_(mitologia)




publicado por: Gabriela Quadrado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário