sábado, 25 de abril de 2015

o Capacete de Thor

Esta nebulosa de emissão, heroicamente “dimensionada” até mesmo para o deus nórdico do trovão, possui um diâmetro de 30 anos-luz, e está localizada na constelação do Cão Maior (Canis Major), a uma distância de cerca de 15.000 anos-luz.
A nebulosa, catalogada como NGC 2359, é iluminada por uma estrela central que está em sua última fase da vida.
É uma enorme estrela chamada “Wolf-Rayet”, que está derramando suas camadas exteriores de gás em uma taxa extremamente alta, devido à pressão intensa de radiação.
Imagina-se que as “Wolf-Rayet” são estrelas que representem um breve estágio na evolução, perto do fim da vida, de gigantes estrelas super-maciças, ou seja, a última fase instável antes de a estrela explodir como uma supernova brilhante.
No caso da Capacete de Thor, uma grande bolha interestelar em expansão formou-se em torno desta estrela central brilhante.
Interação com nuvens moleculares gigantes na área, têm contribuído para a forma intrincada da nebulosa, e grandes estruturas em arco irradiam a partir da bolha em várias direções.
Todos este espetáculo está embutido em um campo estelar denso composto por milhares de joias coloridas, cada uma lançando sua própria luz de contraste para este dramático cenário interestelar.

Exibindo mebulosa de thor.jpg

Publicado por: Amanda Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário